INDICADORES DE EFICÁCIA E EFETIVIDADE
As atividades do projeto contribuíram para os resultados relacionados à componente (2) “Monitoramento e Controle” do Quadro Lógico do Fundo Amazônia.
Os principais indicadores pactuados para o projeto foram:
Efeito Direto 2.2 - Acesso ampliado dos produtores rurais à regularização ambiental de suas propriedades (Componente 1 do projeto)
Indicadores de Eficácia:
- Imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) - protocolo (nº de imóveis em todo o estado
Meta: 231.460 cadastros | Total alcançado: 292.485 cadastros
- Área de imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) - protocolo (hectares em todo o estado)
Meta: 44.229.480,22 | Total alcançado: 83.143.243,64
- Imóveis rurais com cadastro analisado (nº de imóveis analisados com recursos do projeto)
Meta: 40 mil imóveis | Total alcançado: 39.009 imóveis
- Área de imóveis rurais com cadastro analisado (hectares de imóveis analisados com recursos do projeto)
Meta: 7.643.600 ha | Total alcançado: 6.299.948,1 ha
Indicadores de Efetividade:
- Imóveis inscritos no CAR com cadastro analisado e regular (nº de imóveis no Estado)
Meta: 10.000 | Total alcançado: 27.367
- Área de imóveis inscritos no CAR com cadastro analisado e regular (total de hectares no Estado)
Meta: 22.114.740,11 ha | Total alcançado: 2.294.865,69
Efeito Direto 2.1 - Instituições de monitoramento, controle e responsabilização ambiental estruturadas e modernizadas (Componente 2 do projeto)
Indicadores de Eficácia:
- Capacitação em gestão ambiental ou tecnologias de monitoramento do desmatamento – servidores públicos (nº de servidores)
Meta: 1.439 servidores | Total alcançado: 1.556 servidores
- Órgãos ambientais fortalecidos (nº de órgãos)
Meta: 100 órgãos | Total alcançado: 131
- Sistemas eletrônicos implantados, aprimorados e/ou integrados para fins de monitoramento e controle ambiental (nº de sistemas)
Meta: 2 sistemas | Total alcançado: 2 sistemas
- Equipamentos de transporte adquiridos para monitoramento, controle e regularização ambiental - embarcações / carros / caminhões / motocicletas (nº de equipamentos)
Meta: 128 equipamentos | Total alcançado: 128 equipamentos
- Eventos integradores para monitoramento, controle e regularização ambiental - seminários / oficinas (nº de eventos)
Meta: 811 eventos | Total alcançado: 823 eventos
- Publicações pedagógicas ou mídias elaboradas para monitoramento, controle ou regularização ambiental (nº de publicações – ex: eventos de rádio, vídeos de youtube etc.)
Meta: 80 | Total alcançado: 68 publicações
Indicadores de Efetividade:
- Indivíduos capacitados em gestão ambiental ou tecnologias de monitoramento do desmatamento aplicando os conhecimentos adquiridos - servidores públicos (nº de servidores)
Meta: 720 | Total alcançado: 787 servidores
- Organizações utilizando sistemas eletrônicos implantados e/ou integrados para fins de monitoramento e controle ambiental (nº de organizações)
Meta: 100 (prefeituras) | Total alcançado: 62 prefeituras
ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ADMINISTRATIVOS
O acesso ao crédito rural é condicionado à regularidade ambiental, o que dá tração aos objetivos do projeto, constituindo-se em importante instrumento de combate ao desmatamento ilegal.
RISCOS E LIÇÕES APRENDIDAS
A descontinuidade político-administrativa em projetos envolvendo governos pode comprometer significativamente sua execução.
Fatores externos podem levar a uma defasagem nos preços de equipamentos, especialmente dos importados, ou outras dificuldades de fornecimento de produtos, podendo impactar nas entregas do projeto.
SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS
Após a conclusão do Projeto PMV/FA, suas ações continuaram a ser sustentadas e aprimoradas por políticas públicas estaduais, como a Lei nº 9.048/2022, que institui a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas do Pará (PEMC), e o Plano Estadual de Bioeconomia - PlanBio. A SEMAS tem dado continuidade à capacitação de técnicos municipais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ampliado a modernização do parque tecnológico do ITERPA, permitindo maior eficiência no processo de emissão de títulos de imóveis rurais. Além disso, programas como Regulariza Pará e Territórios Sustentáveis reforçam a implementação de políticas públicas voltadas para a regularização ambiental e fundiária no estado.
A descentralização da gestão ambiental também segue avançando, com a SEMAS oferecendo suporte técnico e capacitação contínua aos municípios, permitindo que eles se tornem mais autônomos na análise do CAR e na gestão ambiental. O SISLAM, uma plataforma importante para essa descentralização, também facilita a continuidade e fortalecimento desses processos em nível municipal, alinhando as ações com as políticas de ordenamento e descentralização da gestão ambiental.
A SEMAS, em parceria com o NEPMV, tem buscado financiamento externo para implementar novos projetos voltados à sustentabilidade e descarbonização. Projetos como o Descarboniza Pará, Avança Pará, Realiza Pará e o Fundo Amazônia visam promover o desenvolvimento econômico sustentável, combater o desmatamento, e fortalecer a bioeconomia, com recursos substanciais para apoiar a execução dessas iniciativas nos próximos anos.