English Version

Auditorias


Anualmente, o Fundo passa por dois processos de auditoria.

O primeiro processo refere-se à auditoria contábil (financial audit), que ocorre no âmbito da auditoria externa dos demonstrativos financeiros do próprio BNDES, uma vez que o Fundo, de natureza contábil e sem personalidade jurídica, tem suas contas alocadas nos registros contábeis dessa instituição.
 
Auditoria contábil (financial audit): avalia a veracidade dos saldos registrados nas Demonstrações Financeiras do Fundo Amazônia, bem como a adequação da alocação desses saldos nas Demonstrações Financeiras do BNDES. Essa auditoria incide sobre os valores depositados no Fundo Gaia, do Banco do Brasil, fundo de aplicação de perfil conservador contratado para remunerar e manter a atualização monetária das parcelas doadas e efetivamente ingressadas no país. São também verificados os contratos com beneficiários, os recursos desembolsados do Fundo Gaia, que são destinados para aplicação nos projetos apoiados, bem como as despesas incorridas com a gestão do Fundo.
 
Em todos os anos, os auditores concluíram pela adequação dos saldos contábeis apresentados pelo BNDES.

Abaixo, encontram-se os relatórios de auditoria relativos às atividades do Fundo Amazônia: 2022

 
O segundo processo trata da auditoria de cumprimento (compliance audit). Essa auditoria é realizada por empresa de serviços especializados em auditoria externa independente de asseguração limitada.
 
Auditoria de cumprimento (compliance audit): tem como objetivo a aplicação de procedimentos de asseguração limitada quanto ao cumprimento, pelo BNDES, das exigências constantes no Decreto nº 6.527/2008 no que tange às ações apoiáveis, das diretrizes e critérios estabelecidos pelo Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA) e, quando aplicável, das orientações estratégicas contidas no Plano Amazônia Sustentável (PAS), das diretrizes tático-operacionais do Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM) e da Estratégia Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal (ENREDD+)

Abaixo, encontram-se os relatórios de auditoria de cumprimento relativos às atividades do Fundo Amazônia: 2022