CONTEXTUALIZAÇÃO
O projeto foi selecionado no âmbito do Edital Amazônia na Escola. A iniciativa selecionou 10 projetos na Amazônia Legal com o objetivo de promover o fortalecimento integrado da produção sustentável de alimentos por agricultores familiares — incluindo povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais —, por meio da melhoria da estrutura produtiva e do fortalecimento de suas organizações, bem como da aquisição e do consumo de alimentos dessa natureza na alimentação escolar das redes públicas de ensino da região.
O PROJETO
O projeto é baseado em quatro componentes: transversal, fortalecimento da produção de alimentos, fortalecimento da aquisição e do consumo de alimentos e gestão do projeto.
A fim de concretizar seus objetivos, o projeto se divide em qautro componentes:
Componente A – Transversal: A.1 Diagnóstico e planos de desenvolvimento das organizações socioprodutivas (OSPs), dos municípios e das escolas; A.2 Mobilização e articulação; A.3 Interlocução e multiplicação de conhecimento do PNAE; A.4 Sistematização de resultados e aprendizados; A.5 Comunicação e registro; A.6 Prêmio de boas práticas.
Componente B – Fortalecimento da base produtiva e desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis contempla: B.1 Execução de ações de assistência técnica organizacional (ATO) para OSPs; B.2 Execução de ações de ATER para famílias vinculadas às OSPs; B.3 Fortalecimento de capacidades – Jornada da Aprendizagem; B.4 Apoio às OSPs com benefícios coletivos.
Componente C – Ampliação e qualificação da demanda de alimentação escolar envolve: C.1 Consultoria técnica e gerencial de promoção da alimentação escolar saudável e sustentável com foco no PNAE; C.2 Execução de assistência técnica escolar (ATE); C.3 Fortalecimento de capacidades – Jornada de Aprendizagem e Especialização; C.4 Investimentos em centrais de distribuição de alimentação escolar com foco no PNAE; C.5 Adequação das cozinhas escolares.
Componente D – Gestão do projeto abrange: D.1 Unidade de gestão do projeto; D.2 Custos administrativos e despesas com estrutura física e de apoio; D.3 Auditorias anuais.
Dentre os resultados esperados do projeto, destacam-se o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis e sustentáveis pelos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, fortalecimento das organizações socioprodutivas, ampliação e qualificação da aquisição de alimentos saudáveis e sustentáveis pelas redes de Ensino Público, capacitação de estudantes, professores e pessoal escolar, promoção do desenvolvimento local sustentável e da segurança alimentar familiar e nutricional.
LÓGICA DE INTERVENÇÃO
O projeto insere-se na componente 1 - Atividades que mantêm a floresta em pé têm atratividade econômica - do Quadro Lógico do Fundo Amazônia, contribuindo para os efeitos diretos Atividades econômicas de uso sustentável da floresta e da biodiversidade identificadas e desenvolvidas e Cadeias dos produtos agroflorestais e da biodiversidade com valor agregado ampliado.