ATIVIDADES REALIZADAS
Foram realizados 668 eventos de sensibilização abordando os temas de produção sem desmatamento, importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa Municípios Verdes, com linguagem popular, a partir de peças teatrais, documentários, videoaulas e músicas.
Desde 2018, foram assinados 95 pactos locais, que envolveram 2.830 pessoas ou instituições que se comprometeram com o controle do desmatamento, avanço do CAR e a estruturação da Gestão Ambiental Municipal (GAM). Esta ação também contribuiu diretamente para que 31 municípios viessem a ser habilitados para procederem à análise e validação de CAR no estado do Pará.
Iniciou-se a estruturação do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para emissão de CAR, com a doação de veículos, equipamentos e mobiliário. Foram apoiados diretamente 4.824 imóveis rurais para inscrição no CAR, totalizando o cadastramento de cerca de 90 mil hectares.
No que toca à atividade de validação de CAR, foi realizada a contratação para realização de serviços que contemplarão a análise de cerca de 20.000 imóveis rurais. 8.639 cadastros (equivalentes a uma área de 1.787.726,41 h) foram analisados, o que correspondeu a um total de 8.729 análises. A SEMA habilitou 24 municípios para a realização de análises de CAR, os quais já efetuaram a análise de 1.112 cadastros.
Foram adquiridas imagens de satélite de alta resolução, permitindo ao Pará o monitoramento do desmatamento com maior precisão e celeridade, resultando na emissão de boletins municipais mais ágeis e completos para a Verificação do Desmatamento em Campo (VDC).
No que ser refere ao apoio à regularização fundiária, mais de 5.000 processos já foram protocolados no SICARF/PA, alcançando assim cerca de mais de 90% da meta.
O projeto estruturou 100 municípios com a doação de veículos 4x4 e de equipamentos (um veículo e quatro computadores com nobreaks para cada município). Além disso, 34 municípios receberam dois GPS, uma câmera fotográfica e um notebook para a verificação em campo do desmatamento (VDC).
Foram capacitados 99 técnicos em VDC, 1049 em gestão ambiental, 167 em licenciamento de atividades rurais, 50 em sistemas informatizados para a gestão ambiental.
Quanto ao desenvolvimento do Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental Municipal (SISLAM), foram realizados ajustes para a conclusão do sistema; adquiridos equipamentos e realizados treinamentos sobre as funcionalidades do sistema para técnicos da SEMAS/PA e técnicos das secretarias municipais de meio ambiente dos municípios de Belém, Castanhal, Barcarena e Canaã dos Carajás.