Indicadores de eficácia e efetividade
As atividades do projeto contribuíram para os resultados relacionados às componentes Produção Sustentável (3) e Ordenamento Territorial (3) do Quadro Lógico do Fundo Amazônia¹.
A seguir, apresentam-se os resultados dos principais indicadores pactuados para o monitoramento dos efeitos diretos previstos.
Efeito direto 1.1 - Atividades produtivas de uso sustentável da biodiversidade identificadas e desenvolvidas nas TIs Vale do Javari (AM), Krikati (MA) e Governador (MA) (componente 1).
- Volume de produção in natura gerada pelo projeto apoiado (toneladas ou outra unidade de medida) discriminado por produto
Meta: 20 toneladas de feijão, 50 toneladas de mandioca, 15 toneladas de milho, 60 toneladas de arroz, 50 toneladas de inhame e 60 toneladas de abóbora
Resultado alcançado: 1,5 toneladas de feijão, 22,7 toneladas de milho, 158 de arroz, 6 de inhame e 13 de abóbora
- Área de floresta diretamente manejada em decorrência do projeto apoiado (hectares)
Meta: 0 | Resultado alcançado: 32 hectares
- N° de acordos de pesca regulamentados pelo órgão competente
Meta: 3 | Resultado alcançado: 1
Efeito direto 1.3 - Capacidades gerencial e técnica ampliadas para o desenvolvimento de atividades produtivas de uso sustentável da biodiversidade nas TIs Vale do Javari (AM), Krikati (MA) e Governador (MA)
- N° de indivíduos de etnia indígena capacitados para o desenvolvimento de atividades produtivas de uso sustentável efetivamente utilizando os conhecimentos adquiridos especificados por gênero
Meta: 35 indígenas, pelo menos 10% de mulheres
Resultado alcançado: 49, sendo 15 mulheres (30,6%)
- N° de indivíduos de etnia indígena capacitados em atividades relacionadas à gestão de florestas públicas e áreas protegidas efetivamente utilizando os conhecimentos adquiridos especificados por gênero
Meta: 160 indígenas, pelo menos 10% de mulheres
Resultado alcançado: 163 indígenas, sendo 38 mulheres
Efeito direto 1.4 - Áreas degradadas recuperadas e utilizadas para fins de segurança alimentar e de conservação ecológica nas TIs Krikati (MA) e Governador (MA)
- Área reflorestada (hectares) - regeneração em andamento
Meta: 30 hectares | Resultado alcançado: 32 hectares
Efeito direto 3.2 - TIs Vale do Javari (AM), Krikati (MA) e Governador (MA) protegidas territorialmente e com gestão fortalecida
- Extensão de áreas protegidas com gestão ambiental fortalecida e/ou com o controle de seu território fortalecido (hectares)
Meta: 8.730.901,77 hectares | Resultado alcançado: 8.630.901,77 hectares
Efeito direto 3.2 - TIs Andirá-Marau (AM e PA) e Nova Jacundá (PA) com gestão definida
Extensão de áreas protegidas com gestão ambiental e territorial definida - PGTAs (hectares)
Meta: 788.725,28 hectares | Resultado alcançado: 788.725,28 hectares
Aspectos institucionais e administrativos
O projeto permitiu o fortalecimento institucional de oito organizações indígenas dos dois núcleos de atuação do projeto: TIs Timbira (organizações Wyty Catë, Pempcahoc e Gavião) e TI Vale do Javari (organizações União dos Povos Indígenas do Vale do Javari - UNIVAJA, Organização Geral dos Mayoruna - OGM, Associação dos Kanamari do Vale do Javari - AKAVAJA, Organização das Aldeias Marubo do Rio Ituí - OAMI e Associação Indígena Matis - AIMA).
O projeto, além do fortalecimento institucional, ainda deu continuidade às ações de apoio à governança política nas aldeias, além das oficinas de fortalecimento das organizações indígenas para a gestão territorial e ambiental.
Riscos e lições aprendidas
Os custos de implementação dos PGTAs ao término do projeto foram bastante alinhados aos previstos quando da análise, ilustrando o correto dimensionamento das componentes do projeto. A estruturação da governança nas aldeias é fundamental para o sucesso de projetos desta natureza.
É importante avaliar, quando do desenho do projeto, a adequação de, em determinadas situações, se trabalhar em uma escala geográfica maior ou menor, dadas as especificidades. Isso ficou claro ao se avaliar o resultado do eixo de Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Componente 1, que originalmente previa três acordos de pesca, um para cada microrregião, que acabaram se concretizando em um único acordo, abarcando as três microrregiões.
Sustentabilidade dos resultados
A capacitação dos indígenas e de suas lideranças e o resgate e preservação cultural de suas práticas ancestrais, em conjunto, não se esgotam com a conclusão de suas atividades.
Diversas atividades do projeto focaram em transmitir conhecimentos tradicionais, com ampla participação das comunidades e um expressivo alcance superior à meta desenhada (apenas na componente 1, 678 indígenas participaram dos encontros, sendo 263 mulheres – números que representam 848% da meta original).
¹ http://www.fundoamazonia.gov.br/export/sites/default/pt/.galleries/documentos/monitoramento-avaliacao/0.home/FA-Arvore_de_objetivos_2018.pdf