Projeto selecionado no âmbito da Chamada Pública de Projetos Produtivos Sustentáveis do Fundo Amazônia.
Contextualização
A Calha Norte Paraense possui cerca de 28 milhões de hectares e ocupa 23% do Estado do Pará. Está localizada ao norte do rio Amazonas e abriga nove municípios: Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa. A região possui o maior conjunto de áreas protegidas (Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Terras Quilombolas) de florestas tropicais do planeta, com aproximadamente 22 milhões de hectares. Somadas às áreas protegidas do Amapá e Amazonas, a Calha Norte do Pará compõe o maior corredor de biodiversidade do mundo (http://www.imazon.org.br/publicacoes/calha-norte).
As principais atividades econômicas das comunidades quilombolas de Oriximiná são o extrativismo (destaca-se a castanha-do-brasil) e a agricultura. Todavia, ocorre que os quilombolas enfrentam muitas dificuldades para comercializar a castanha com autonomia, dependendo de regatões e outros atravessadores, o que diminui drasticamente a margem recebida por venda. Para mudar esse cenário, o Imaflora já vem trabalhando na promoção do desenvolvimento da cadeia de comercialização em conjunto com essas populações e este projeto visa fortalecer essas ações na região.
Com os moradores do assentamento Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Paraíso, o Imaflora iniciou um trabalho voltado para o fortalecimento institucional da associação local, bem como atividades voltadas à sensibilização e à capacitação destes atores para práticas agrícolas sustentáveis. Este projeto visa a continuidade de tais ações.
O Projeto
O projeto foi estruturado por meio do apoio a subprojetos de associações (aglutinadas). Destacam-se as seguintes ações: (i) construção, estruturação e implementação de 4 unidades de beneficiamento de alimentos em comunidades quilombolas do município de Oriximiná para fomento a mercados institucionais; (ii) construção e estruturação de 1 viveiro para produção de mudas visando a implantação de Sistemas Agroflorestais e a recomposição florestal no PDS Paraíso, no município de Alenquer; e (iii) construção e estruturação de 1 marcenaria para promoção do manejo florestal de uso múltiplo e geração de renda em comunidades remanescentes de quilombos de Oriximiná.
A implantação desse projeto beneficiará, diretamente, 1.500 pessoas no município de Oriximiná/PA e 100 pessoas do assentamento PDS Paraíso, localizado em Alenquer/PA. Indiretamente, os nove municípios que compõem a Calha Norte serão beneficiados, pela dinamização da economia local e por oferecer novas referências de atividades produtivas sustentáveis.
Lógica de Intervenção
O projeto se insere na componente "Produção Sustentável" (1) do Quadro Lógico do Fundo Amazônia.
Clique na imagem abaixo para visualizar sua árvore de objetivos, ou seja, como se encadeiam os produtos e serviços do projeto com os objetivos específicos e o seu objetivo geral.
