Contextualização
Existe uma forte percepção dos prejuízos econômicos, ambientais e sociais relacionados aos incêndios florestais e às queimadas, ilegais ou não. É possível citar, por exemplo, aqueles relacionados à redução da cobertura florestal; à perda de biodiversidade; ao empobrecimento dos solos; ao assoreamento de cursos d’água; à saúde das populações atingidas pela fumaça e particulados emitidos; e à diminuição da segurança nas operações aéreas. Além disso, há o aspecto relacionado à emissão de gases intensificadores do efeito estufa (GEE), que contribuem para o aquecimento global e às mudanças climáticas.
O Prevfogo é a principal estrutura federal no país com atuação tanto na questão do combate direto aos incêndios florestais e queimadas não autorizadas, quanto na indução de mudança da cultura do uso do fogo na agricultura. Anualmente, o Prevfogo seleciona e contrata brigadas temporárias de combate ao incêndio com o intuito de, entre outros, estabelecer uma rotina de rondas para inibir o início de queimadas não autorizadas e coletar informações locais que sirvam de base para a elaboração de planos operativos de prevenção e combate aos incêndios e queimadas não autorizadas.
Parte importante da estratégia do Prevfogo refere-se à interlocução com outras instituições envolvidas com o problema, tais como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), além de outros entes estaduais.
O Projeto
O projeto tem como objetivo a estruturação física e operacional do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e a promoção da educação ambiental para sensibilizar e capacitar atores locais com a finalidade de monitorar, prevenir e combater incêndios florestais e queimadas não autorizadas no bioma Amazônia.
O projeto contempla o fornecimento de infraestrutura, tais como equipamentos, ferramentas e veículos, para apoiar o monitoramento e combate a incêndios e queimadas não autorizadas.
Está prevista também a construção de uma central de logística e apoio ao Prevfogo em Brasília para promover o compartilhamento de informações entre os diversos órgãos federais e estaduais, visando à formulação de estratégias, metas e ações para o combate ao fogo em áreas florestais.
O projeto ainda permitirá que o Prevfogo reforce ações de educação ambiental, com o objetivo de alertar os produtores rurais e a população em geral para as questões de uso correto do fogo.
Lógica da intervenção
O projeto se insere na componente (2) “Monitoramento e Controle” do Quadro Lógico do Fundo Amazônia.
Seu efeito direto foi assim definido: “Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) do IBAMA mais bem estruturado para o monitoramento e combate ao desmatamento provocado por incêndios florestais e queimadas ilegais.