CONTEXTUALIZAÇÃO
Porto dos Gaúchos localiza-se no centro-norte do estado de Mato Grosso, com distância de 620 quilômetros de Cuiabá. Possui um território de 6.994 quilômetros quadrados, com uma população de aproximadamente 5.500 habitantes (Censo 2010 IBGE), o que implica em densidade demográfica de 0,72 hab/km². O município foi criado pela Lei de n° 1.945, de 11 de novembro de 1963, originando-se de um projeto de colonização privado iniciado na década de 50. Atualmente, existem cerca de 745 propriedades rurais no município, segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (IDEA/MT).
A situação ambiental de Porto dos Gaúchos é semelhante à dos demais municípios do centro-norte do Estado, que sofreram rápida expansão no seu processo de ocupação, basicamente por meio da pecuária, da agricultura e da exploração madeireira desordenada. Assim, o município apresenta problemas de degradação de áreas de preservação permanente, queimadas e desmatamento ilegal, sendo inserido no início de 2008 na lista de municípios prioritários para ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente.
O PROJETO
O projeto do município de Porto dos Gaúchos busca fornecer os instrumentos para ações de gestão ambiental, estruturando física e operacionalmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, de forma a equipá-la para o combate e o controle do desmatamento.
LÓGICA DE INTERVENÇÃO
O projeto se inseriu na componente "Monitoramento e Controle" (2) do Quadro Lógico do Fundo Amazônia.
Clique na imagem abaixo para visualizar sua árvore de objetivos, ou seja, como se encadeiam os produtos e serviços do projeto com os seus objetivos específico e geral.