English Version

Outras publicações

Confira aqui publicações e vídeos produzidos por outras instituições.

Guia de boas práticas e lições aprendidas na criação, na operação e no acompanhamento de fundos financeiros para o desempenho ambiental. Estudos de caso: O Fundo Amazônia e outros fundos de desempenho ambiental na América Latina
Publicação elaborada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), no âmbito da cooperação técnica com o Fundo Amazônia/BNDES.
Clique aqui para acessar a versão em espanhol

Coletânea dos Registros de Encaminhamentos e Temas (RET) das reuniões do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA), entre os anos de 2008 e 2018
O COFA era presidido pelo Ministério do Meio Ambiente e contava com a participação de representantes do governo federal, dos governos estaduais da Amazônia Legal e da sociedade civil. As reuniões eram consignadas em atas, também chamadas de Registro de Encaminhamentos e Temas (RET), e disponibilizadas no website do Fundo Amazônia após sua aprovação pelo Comitê na reunião subsequente. Este documento reúne o conjunto das RETs desse período.

Redes de agroecologia para o desenvolvimento dos territórios: aprendizados do Programa Ecoforte
O livro apresenta os resultados de um processo nacional de sistematização que envolveu 25 redes territoriais de agroecologia apoiadas pelo primeiro edital do Programa Ecoforte (projetos executados entre 2015 e 2017), apoiado com recursos da Fundação Banco do Brasil (FBB), BNDES Fundo Social e Fundo Amazônia, desenvolvido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Igualdade entre homens e mulheres em projetos de atividades produtivas sustentáveis apoiados pelo Fundo Amazônia/ BNDES 
Coordenado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, representada pela Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ), GmbH, o estudo teve por finalidade sistematizar a contribuição dos projetos de “Fomento às Atividades Produtivas Sustentáveis” do Fundo Amazônia na promoção da igualdade entre homens e mulheres e mapear a situação das mulheres nos projetos visitados em Rondônia e Mato Grosso, além formular recomendações que estimulem a igualdade entre homens e mulheres nos projetos apoiados.

No âmbito desse estudo foi produzido um filme que destaca os desafios da mulher no campo, a importância dessas mulheres para o desenvolvimento sustentável e as conquistas e avanços na igualdade de gênero no meio rural.
Disponível no link: https://youtu.be/2U5HIKLpRb4 

Plano Integrado de Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas 
O Comitê Gestor Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas -PNGATI apresenta o Plano Integrado de Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, com ações e metas a serem executadas e alcançadas de forma integrada entre instituições governamentais, organizações indigenistas da sociedade civil e organizações indígenas no período de 2016 até 2019. Pretende-se avançar na implementação dessa nova política, garantindo qualidade de vida e bem estar nas Terras Indígenas do país. 

Oportunidades de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis na Amazônia
Coordenado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, representada pela Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ), GmbH, o estudo busca identificar novas possibilidades de ação que auxiliem a cumprir as metas do PPCDAm, em especial do eixo 3 de apoio a atividades produtivas sustentáveis.

Resumo Executivo - Oportunidades de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis na Amazônia 
Destaca os principais elementos do contexto Amazônico para APS, os desafios para o apoio, além de salientar as oportunidades consideradas mais relevantes.

Serviço Florestal Brasileiro. Florestas do Brasil em resumo. 2010
Proporciona uma visão concisa e atualizada sobre as florestas brasileiras, naturais e plantadas, revelando sua importância no cenário nacional e internacional. Compila dados de diversas fontes nacionais produzidas pelos principais atores envolvidos na gestão, uso e conservação das nossas florestas.

Serviço Florestal Brasileiro. Florestas do Brasil em resumo. 2009 
Proporciona uma visão concisa e atualizada sobre as florestas brasileiras, naturais e plantadas,assim como sobre a sua importância para o país. É baseado em dados obtidos de fontes nacionais produzidas pelos principais atores envolvidos na gestão, uso e conservação de nossos recursos florestais

Desmatamento Evitado (REDD) e Povos Indígenas, Experiências, Desafios e Oportunidades no Contexto Amazônico
Publicação do Instituto Socioambiental, com apoio da organização parceira Forest Trends. O objetivo do livro é oferecer à sociedade uma fonte de informações e reflexões que sejam úteis à discussão e à implementação de projetos de REDD em terras indígenas, no Brasil e nos demais países amazônicos.

Financiamentos Públicos e Mudança do Clima
O objetivo deste estudo é realizar uma avaliação comparada (gap analysis) das políticas e práticas de bancos e fundos constitucionais públicos brasileiros no que se refere às ações de redução do impacto climático de suas operações e ao fomento à transição para uma economia de baixo carbono. O estudo analisa iniciativas e procedimentos já implantados, bem como programas em desenvolvimento.

Plano Amazônia Sustentável
O Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado em 2008, foi construído a partir do Termo de Cooperação firmado em 2003 entre o presidente Luis Inácio Lula da Silva e os governadores dos estados da região, de um diagnóstico abrangente, e de consultas públicas com mais de cinco mil representantes de todo o país.