Celebrando o dia da Amazônia e homenageando um dos seus frutos mais importantes
No dia 5 de setembro, no Brasil, é comemorado o dia da Amazônia para homenagear a maior floresta tropical do planeta. A data foi instituída pela Lei 11.621, de 2007, com o intuito de dar importância à proteção e preservação dessa floresta.
Por causa de sua riqueza em biodiversidade, a região amazônica também conta com muitos produtos florestais não-madeireiros. Entre os produtos mais importantes para a economia regional, estão a castanha brasileira, amêndoa, borracha nativa e fibras, assim como o açaí.
O açaí é cada vez mais utilizado na fabricação de alimentos e bebidas, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo. Sua produção aumentou em mais de 90% na Amazônia brasileira na última década. Além disso, a receita aumentou significativamente, alcançando R$ 588 milhões (PEVS, IBGE, Relatório de Atividades do Fundo Amazônia 2020). No estado do Pará, onde é um dos alimentos mais consumidos, o dia 5 de setembro, inclusive, virou oficialmente o "Dia do Açaí".
Em seu portfólio de mais de 100 projetos, o Fundo Amazônia apoia diversas iniciativas focadas tanto na produção quanto na comercialização do açaí. Para mais informações, consulte os projetos:
Fundação Banco do Brasil (Fase 2)