ATIVIDADES REALIZADAS
Foi concluído o relatório com o detalhamento da metodologia, dos processos e prazos para a atualização do PGTA da TI Kayapó. Foi realizada a 1ª assembleia para essa atualização, ocorrida na aldeia Kriny, com a participação de lideranças indígenas.
Também foi realizada visita de campo à aldeia Mojkarakô para o desenvolvimento de atividades com representantes das diferentes aldeias da TI Kayapó voltadas à execução das etapas iniciais do processo de atualização do PGTA, como a validação participativa das bases, a elaboração de mapas de etonografia e a realização de entrevistas.
O Projeto prevê a realização de três módulos de Formação de Agentes Ambientais Indígenas (AAIs). A primeira etapa do primeiro destes módulos ocorreu na aldeia Mojkarakô e contou com a participação de representantes de 25 aldeias. A segunda etapa, denominada etapa de dispersão, além de capacitar os participantes, objetivou coletar dados do componente território para a atualização do PGTA. Esta atividade foi realizada através da participação dos AAIs na elaboração dos mapas êmicos (que descrevem categorias e valores internos próprios às sociedades e grupos em estudo) e do etnozoneamento da TI e na aplicação de questionários sobre temas como: território, cultura, educação, saúde e atividades produtivas. 67 indígenas foram capacitados no total para realização de ações de vigilância territorial na TI Kayapó.
A modelagem conceitual do Sistema de Informações Geográficas e Banco de Dados Geográficos - SIG que visa definir e descrever o conteúdo de dados, bem como a sistematização de informações e a análise de impacto ambiental no interior da TI Kayapó foi desenvolvida. O SIG deverá ser alimentado com os dados coletados ao longo do projeto, podendo ser armazenadas informações relativas ao monitoramento territorial (a ser futuramente realizado pelos AAIs capacitados), como também informações socioculturais que os indígenas considerem relevantes.
Foi realizada a análise periódica de dados (PRODES) e do sistema de alerta de desmatamento (SIRAD-X), de imagens de satélite e de focos de calor (Inpe), do período entre 2015 e 2020, a fim de proceder ao monitoramento e produção de análises de indicadores de degradação ambiental das TIs.
No que se refere à promoção da autonomia econômica, cabe destacar: a) a realização do encontro inicial do projeto Território Cultura e Autonomia Kayapó, com representantes da AFP e demais lideranças indígenas; b) a contratação de coordenador indígena; c) a aquisição de uma caminhonete 4x4, de equipamentos (notebooks e lâmpadas solares portáteis) e insumos necessários à execução do projeto (ex: materiais de escritório e de campo).
Cabe destacar também a conclusão do Plano de Visitação de base comunitária das aldeias Kubenkrãnkej e Kedjerekrã. Foram realizadas atividades voltadas à obtenção de esclarecimentos quanto à dispensa de licenciamento ambiental para a execução das ações de implantação de roças e restauração.
Na Aldeia Mojkarakô ocorreu a 2ª Feira Mebengokré de Sementes Tradicionais Kayapó, com a participação de representantes de aldeias localizadas nos estados do Pará, Mato Grosso e Tocantins, bem como de convidados indígenas de outras comunidades ou convidados não-indígenas.
No que se refere ao apoio à realização de rituais tradicionais Kayapó, foram realizados o Kukrut Nhõ Metoro (conhecido como “festa da anta”) e o Bemp, cerimônia ancestral para nominação das crianças Mebengokré, nas aldeias Mojkarakô e A´úkre, contando com a participação de lideranças indígenas e de indígenas de aldeias vizinhas e contribuindo para o fortalecimento do patrimônio cultural do povo Kayapó.
As visitas às aldeias atendidas pelo projeto, que tiveram como objetivo discutir, validar, planejar e executar as atividades programadas, permitiram: a) a definição das localidades de instalação do sistema Offgrid e da construção das casas de cultura; b) o dimensionamento da energia a ser gerada e coleta de informações para o planejamento da logística de transporte de materiais e equipamentos; c) a escolha do coordenador indígena local para participar da capacitação em sistemas fotovoltaicos em cada comunidade; e d) a aquisição e distribuição de 428 kits de iluminação domiciliar, bem como a realização de processo participativo para a definição da quantidade de kits a ser distribuído por aldeia.
Foram realizadas atividades relacionadas ao desenvolvimento do repositório multimídia em plataforma web e do respectivo manual do usuário, bem como atividades afetas à elaboração do protótipo do banco de dados do Programa Formação em audiovisual e informática do projeto, à elaboração do Layout do sistema (mobile e desktop) e à capacitação de funcionários da AFP para manuseio da plataforma.