Fundo Amazônia

O Brasil cuida. O mundo apoia. Todos ganham.

Relatório de avaliação de meio termo da efetividade do Fundo Amazônia

A CEPAL (ONU) coordenou uma avaliação independente da efetividade do Fundo Amazônia que compreende o período de 2008 a 2018


Foi publicado, no dia 05 de dezembro de 2019, o Relatório de avaliação de meio termo da efetividade do Fundo Amazônia, que compreende o período de 2008 a 2018. Essa avaliação foi realizada por uma equipe de consultores independentes, com a coordenação técnica da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL, da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa avaliação contou com dois estudos complementares, analisando a temática da distribuição de benefícios e o impacto dos projetos de Cadastro Ambiental Rural (CAR) apoiados pelo Fundo Amazônia.


Essa ampla avaliação da efetividade do Fundo Amazônia faz importantes recomendações de aperfeiçoamentos e conclui que existem evidências claras de que o Fundo Amazônia tem contribuído para reduzir o desmatamento na Amazônia. Os três documentos podem ser conferidos no website do Fundo Amazônia na seção dedicada ao Monitoramento e Avaliação / Avaliações Externas (clique aqui).