Estudos e publicações

Classificação:

Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) - 3a Fase

Lançado em 2004 com o objetivo de reduzir substancialmente a taxa de desmatamento na Amazônia, o PPCDAM possui três eixos principais: ordenamento fundiário e territorial; monitoramento e controle ambiental; e fomento a atividades produtivas sustentáveis. Na primeira e na segunda fases do PPCDAm (de 2004 a 2011), as ações de maior impacto na queda do desmatamento partiram do eixo Monitoramento e Controle. Agora, em sua terceira fase (2012-2015), o PPCDAm se atualiza à nova dinâmica do desmatamento, que se encontra mais disperso no território e em propriedades menores, o que dificulta as políticas de monitoramento e controle. Nesse sentido, nessa nova fase se procura principalmente fortalecer o eixo de Atividades Produtivas Sustentáveis.

Resumo Executivo - Oportunidades de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis na Amazônia

O Resumo Executivo do estudo de Oportunidades de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis na Amazônia destaca os principais elementos do contexto Amazônico para APS, os desafios para o apoio, além de salientar as oportunidades consideradas mais relevantes.

Oportunidades de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis na Amazônia

O estudo "Oportunidades de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis na Amazônia, coordenado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, representada pela Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ), GmbH, busca identificar novas possibilidades de ação que auxiliem a cumprir as metas do PPCDAm, em especial do eixo 3 de apoio a atividades produtivas sustentáveis.

Desmatamento Evitado (REDD) e Povos Indígenas, Experiências, Desafios e Oportunidades no Contexto Amazônico

Publicação do Instituto Socioambiental, com apoio da organização parceira Forest Trends. O objetivo do livro é oferecer à sociedade uma fonte de informações e reflexões que sejam úteis à discussão e à implementação de projetos de REDD em terras indígenas, no Brasil e nos demais países amazônicos.

Documento de Projeto - Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia é uma iniciativa brasileira de contribuição para a redução de emissões resultantes do desmatamento e da degradação das florestas.
O principal objetivo do Fundo Amazônia é captar recursos para serem utilizados em projetos de combate ao desmatamento e de promoção da conservação e uso sustentável no bioma amazônico. Adicionalmente, até o montante de 20% do Fundo Amazônia poderá apoiar o desenvolvimento de sistemas de controle e monitoramento de florestas em outros biomas brasileiros e outros países tropicais.
MMA - Serviço Florestal Brasileiro

Financiamentos Públicos e Mudança do Clima

O objetivo deste estudo é realizar uma avaliação comparada (gap analysis) das políticas e práticas de bancos e fundos constitucionais públicos brasileiros no que se refere às ações de redução do impacto climático de suas operações e ao fomento à transição para uma economia de baixo carbono. O estudo analisa iniciativas e procedimentos já implantados, bem como programas em desenvolvimento.

Plano Amazônia Sustentável

O Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado em 2008, foi construído a partir do Termo de Cooperação firmado em 2003 entre o presidente Luis Inácio Lula da Silva e os governadores dos estados da região, de um diagnóstico abrangente, e de consultas públicas com mais de cinco mil representantes de todo o país.

Florestas do Brasil em resumo 2010

Florestas do Brasil Em Resumo proporciona uma visão concisa e atualizada sobre as florestas brasileiras, naturais e plantadas, revelando sua importância no cenário nacional e internacional. Compila dados de diversas fontes nacionais produzidas pelos principais atores envolvidos na gestão, uso e conservação das nossas florestas.

Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal - PPCDAM

Lançado em 2004 com o objetivo de reduzir substancialmente a taxa de desmatamento na Amazônia, região que apresentava curva ascendente desde o início do século 20, o PPCDAM possui três eixos principais: ordenamento fundiário e territorial; monitoramento e controle ambiental; e fomento a atividades produtivas sustentáveis.

Florestas do Brasil - Em Resumo

Florestas do Brasil – Em Resumo proporciona uma visão concisa e atualizada sobre as florestas brasileiras, naturais e plantadas,assim como sobre a sua importância para o país. É baseado em dados obtidos de fontes nacionais produzidas pelos principais atores envolvidos na gestão, uso e conservação de nossos recursos florestais.